sábado, 9 de maio de 2009

Por que eu teria interesse nisso???


A Biologia conseguia variar de matéria mais amada à mais odiada a medida que eu caminhava ao lado de algumas carteiras na sala de aula. Hoje, meus alunos estão aprendendo que até as coisas mais "intracelulares" podem ser divertidas e instigar a curiosidade que é tão forte em todos os jovens. Hoje, vou abrir com chave de ouro essa postagem falando de um assunto que simplismente SAPOS!

Muitos acham, ela adora o KEROPI... mas estou aqui para defender minha paixão pelos anfíbios... aqueles seres melequentos que se você encontrar pelo meio do caminho, com certeza vai falar: IRQUI!!!

Ao contrário do que muitos pensam, os anfíbios não podem ser considerados apenas aqueles seres vivos intermediários entre o meio aquático e a conquista do ambiente terrestre... absolutamente eles são mais do que isso.

Você sabia que alguns anfíbios têm cuidado parental (HEIN??)... Quer dizer, algumas fêmeas e machos cuidam de seus filhotes enquanto eles se desenvolvem. Um pesquisador brasileiro apresentou no congresso da sociedade brasileira de herpetologia sobre o cuidado parental de um anfíbio africano, na realidade uma cecília ou cobra cega, cujos filhotes, desde o nascimento, alimentam-se da pele da mãe em um processo que foi denominado de dermatotofagia. Durante este período, a pele da fêmea muda de brilhante plúmbeo-azulada para cinza claro pálido. Essa alteração reflete as mudanças morfológicas e fisiológicas por que passa o tegumento desses gimnofionos a fim de oferecer à prole os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. Futuramente vamos discutir mais sobre esses animais fantásticos. Hoje deixo para vocês um desafio... Não gosta de alguma coisa? Tem nojo? Faça uma pesquisa e tente conhecer algo novo sobre aquilo. Às vezes algumas coisas podem nos surpreender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário